Rotary

A Ética em Rotary

 

•   Prova Quádrupla

Criada em 1932 por Herbert J. Taylor, companheiro do Rotary Club de Chicago, durante muitas décadas tem sido em todo o mundo, um instrumento para desenvolver o respeito e a compreensão entre os povos.
Para usá-la devemos seguir as sugestões feitas pelo seu criador, as quais estão transcritas abaixo:

Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.

Se guardada na memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.

A experiência de muitos tem mostrado que devemos consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos palavras e atos, logrando-se com isto maior felicidade e êxito nas nossas decisões.

Embora não possa ser citada com um código, ela é um guia para se agir direito e se for bem aplicada, sintetiza toda ética nas quais devem se fundamentar as ações dos rotarianos.

•   A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

•   A Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos

Em 1989, o Conselho de Legislação adotou a seguinte declaração para executivos e profissionais rotarianos.
Como rotariano, no exercício de minha profissão ou na condução de meus negócios, devo observar as seguintes normas:

•   Considerar minha ocupação como uma oportunidade adicional para servir.

•   Ser fiel à letra e ao espírito do código de ética de minha ocupação, às leis de meu país e ao padrão moral de minha comunidade.

•   Fazer todo o possível para dignificar a minha ocupação e promover os mais altos padrões éticos no exercício da mesma.

•   Ser justo com meu empregador, empregado, associados, concorrentes, clientes, o público e todos aqueles com os quais mantenho um relacionamento comercial ou profissional.

•   Reconhecer o respeito devido a todas as ocupações úteis à sociedade, assim como a dignidade inerente às mesmas.

•   Oferecer os meus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para atender as necessidades especiais de outros e melhorar a qualidade de vida de minha comunidade.

•   Ser honesto na propaganda que fizer e em todas as apresentações ao público relativas a minha empresa ou profissão.

•   Não procurar obter de um rotariano, nem lhe outorgar, um privilégio ou uma vantagem que não sejam normalmente concedidos num relacionamento comercial ou profissional.

arte publicações

Publicações

Aqui você encontra as mais recentes publicações do Distrito 4651 e do Rotary International.

» Boa leitura